Oficina de Xilogravura

IMG_3451Na noite desta terça-feira, 01 de setembro, pais, mães, filhos e professores puderam mostrar a sua criatividade num momento muito especial de produção onde o certo e o errado não existiam.
Depois de explicar um pouco sobre a técnica usada na xilogravura, a professora Keka mostrou alguns trabalhos e distribuiu o material para todos começarem a produzir suas próprias obras. E o resultado foi maravilhoso! Clique aqui e veja as fotos.IMG_3487

Esta foi a terceira oficina promovida pela coordenadora Vênera, do Núcleo de Artes.
Outros encontros como este aconteceram no primeiro semestre, entre eles a oficina de coral e de poesia.
Fique atento pois outros eventos serão agendados pelo Núcleo até o final do ano. Aguardem, façam a inscrição e participem!

Saiba mais sobre a Xilogravura
A xilogravura é um processo de impressão que foi muito utilizado na antiguidade. Trata-se de uma matriz talhada (mogno ou outra madeira de lei) com goivas (pequenos formões) que recebe uma camada de tinta oleosa e, comprimida sobre um papel fino (papel arroz), revela as marcas do que foi esculpido na matriz de madeira que pode ser uma imagem ou texto.

IMG_3510Curiosidades
No Brasil, a xilogravura popular é uma permanência do traço medieval da cultura portuguesa transplantada para o Brasil e que se desenvolveu na literatura de cordel. Quase todos os xilogravadores populares brasileiros, principalmente no Nordeste do país, provêm do cordel. Entre os mais importantes presentes no acervo da Galeria Brasiliana estão Abraão Batista, seu filho Hamurabi Batista, José Costa Leite, Forró de Varanda, J. Borges, José Lourenço , Gilvan Samico , Severino Borges e Felipe Mendes.

Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: